Categorias
Dicas

Proteja-se dos riscos: limpeza da caixa d’água é fundamental!

A limpeza da caixa d’água é fundamental para a higiene e para a preservação da saúde das pessoas que utilizam a água. Isso porque se ela estiver suja, pode transmitir uma série de doenças, algumas graves.

Proteja-se dos riscos: limpeza da caixa d'água é fundamental!
Proteja-se dos riscos: limpeza da caixa d’água é fundamental!

Continue acompanhando este artigo para entender como as pessoas se contaminam com essas doenças e quando é necessário limpar sua caixa d’água!

Como acontece a contaminação da água da caixa

Há muitas maneiras pelas quais a água da caixa d’água pode ser contaminada com microrganismos nocivos. Mas, abaixo, falaremos sobre algumas delas:

Contaminação no abastecimento

Se houver algum problema na estação de tratamento da água ou em sua rede de distribuição, é possível que a água se contamine. Dessa forma, mesmo que o problema seja consertado, é preciso limpar a caixa, para que a água limpa possa enchê-la novamente.

Tampa da caixa aberta

Se a tampa da caixa d’água estiver aberta, ou não for perfeitamente ajustada, pode entrar poeira, insetos pequenos animais e até detritos nela.

Acúmulo de sujeira

A falta de manutenção leva ao acúmulo de sujeira, mesmo que a caixa d’água esteja completamente vedada. Essa sujeira pode vir do abastecimento de água, do desgaste de encanamentos e até da própria deterioração da caixa d’água. Portanto, realizar a limpeza da caixa d’água é fundamental para mantê-la limpa e as pessoas que utilizam a água fora de riscos.

Quais doenças a água suja pode transmitir

Há diversas doenças que as pessoas podem adquirir por meio do contato ou ingestão com a água contaminada. Abaixo, mencionamos alguns exemplos delas:

Amebíase

A amebíase é uma infecção intestinal que acontece, especialmente, após a ingestão de água contaminada com os cistos do parasita Entamoeba histolytica. Após a ingestão dos cistos, as amebas se instalam no intestino.

Em muitos casos, ela é assintomática, mas em outros ela pode invadir as paredes do intestino e causar danos, levando ao surgimento de sintomas.

Alguns deles são: diarreia, cólicas abdominais, fezes com sangue ou muco, fadiga, perda de peso e febre. A amebíase é uma doença perigosa e pode levar a complicações fatais.

Cólera

A cólera é uma das doenças mais populares causadas pela ingestão de água contaminada.

Causada pela bactéria V. cholerae, ela faz com que o intestino delgado produza uma toxina chamada toxina colérica, que provoca diarreia profunda como sintoma.

Em alguns casos, a pessoa doente pode desenvolver diarreia aquosa profusa e vômitos, levando a uma desidratação grave.

Proteja-se dos riscos: limpeza da caixa d’água é fundamental!

Febre tifoide

Doença infecciosa, a febre tifoide acontece após a ingestão da bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi. A bactéria se multiplica no intestino delgado e é absorvida pela corrente sanguínea, espalhando-se por outros órgãos.

Assim, ela faz surgir sintomas como dores de cabeça intensas, fraqueza, fadiga, dor abdominal, perda de apetite, erupções cutâneas rosadas e distensão abdominal

Hepatite A

O vírus HAV é o causador da hepatite A e uma de suas principais formas de contaminação é através de água contaminada.

Este é um vírus perigoso, cuja transmissão também acontece pelo contato com uma pessoa contaminada. Em casos graves, causa danos ao fígado e necessita de hospitalização.

Quando realizar limpeza da caixa d’água

Há algumas situações nas quais contatar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para realizar a limpeza da caixa d’água é fundamental.

São elas: a cada seis meses, quando a última limpeza vence; quando a água da torneira apresenta cor, cheiro, gosto ou aspecto diferente do normal; quando há instalação de novos encanamentos; ou quando há Interrupções prolongadas no abastecimento de água.